domingo, 18 de outubro de 2009

Deus e a Matrix

Peço licença ao Barros, autor do blog DeusILUSÃO, para quase plagiar o título de uma de suas séries de posts, mas acredito que o conteúdo seja suficientemente diferente para evitar um processo rs.

Acredito que todos os leitores devem conhecer o filme Matrix, no entando vou apresentar uma breve sinopse para contextualizar:

O filme apresenta uma realidade em que todos nós humanos, com exceção de alguns rebeldes, estamos aprisionados em cápsulas de um imenso gerador de energia no qual nossos corpos são as células energéticas. Isso tudo criado e mantido por máquinas revoltosas, criadas por nós mesmos, que ao serem vítimas de um ataque que culminou com o bloqueio de sua fonte de energia principal, o Sol, tiveram a brilhante ideia de usar a energia produzida por nossos corpos como fonte de energia alternativa.

Nessa realidade, as máquinas introduziam pensamentos e sensações nas mentes daqueles que estavam presos às cápsulas, de modo que eles acreditassem estar vivendo alguns séculos antes, no tempo em que teria sido o auge de nossa civilização, por acaso nossa época atual, quando na verdade vivem em uma espécie de realidade virtual.

Esse é o pano de fundo, mas a estória principal gira em torno do personagem Neo, que é libertado da dominação das máquinas por ser tido por um dos líderes dos rebeldes como o escolhido, uma espécie de messias, que seria capaz de derrotar as máquinas e libertar os seres humanos.

Muitas analogias são feitas do filme Matrix com a religião, dado o caráter messiânico do personagem principal. No entanto, vejo outra analogia muito interessante a ser feita, ainda envolvendo a religião, e que nunca ouvi de outras fontes, embora acredite que eu não tenha sido nem de longe o único a tê-la observado. Tenho certeza que os teístas ficaram bem intrigados e alguns até revoltados com o que direi. Nos próximos posts.

Quem ainda não viu, ou quer rever o filme, ainda há tempo. O próximo post sairá na próxima quarta feira.

Um comentário:

  1. Esse filme é um marco. E se presta muito bem a essa comparação com religião. Por isso mesmo, muitos já fizeram essa comparação bem antes de mim... rsrs

    Fiquei curioso para essa nova abordagem. Manda ver!!

    ResponderExcluir