terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Bones

Ateus famosos existem muitos, assim como também existem na ficção.

Nesta breve postagem quero falar sobre a personagem Dr. Temperance "Bones" Brennan, da série de TV Bones.



Dr. Brennan é uma antropologista forense totalmente cética, centrada na lógica, e que tem como parceiro o agente do FBI, cristão, Seeley Booth, com o qual tem ótimas discussões acerca dos temas religião e sobrenatural*.

Pra quem gosta do assunto, valeria a pena conferir só por isso, mas a série como um todo é excelente.

Fica a indicação.

* Veja por exemplo os dois primeiros episódios da segunda temporada. O primeiro, a partir do minuto 39 e o segundo a partir do minuto 33.

4 comentários:

  1. Boas,

    A série "Ossos" é muito boa em sí mas acho que a personagem Temperance está muito mal feita e levanta mais poeira no estereótipo de que toda a gente com inteligência acima da média é um completo "idiota" que se acha o maior --'

    É a unica coisa que não gosto da série

    Cumps,
    JustUnderMe @ http://www.maisciencia.com

    ResponderExcluir
  2. justUnderMe,

    Se calhar o interessantre é saber as origens de tal estereótipo.

    Levando em conta que o ateu médio se julga totalmente mais inteligente e mais racional em acreditar que a vida criou-se a si mesma, não é difícil de ver que esse "esteótipo" é bem realista.

    Não é incomum os ateus atacarem a inteligência alheia como forma de defenderem a sua fé, como se ser-se ateu ou crisão tivesse alguma coisa a ver com a inteligência.

    ResponderExcluir
  3. Mats,

    Lá estas tu a pegar no que 1 ateu faz e a passar para todos os ateus --'

    Eu conheço muitos ateus e nunca vi 1 unico a fazer isso. É verdade que a maioria dos ateus são pessoas com conhecimentos e inteligência acima da média (não dito por eles mas por psicologos e outras entidades) mas isso não quer dizer que se andem a gabar por ai que o são como acontece nessa série.

    O ateu médio não se julga mais inteligente por acreditar que a vida criou-se a si mesma ou que não existe Deus.
    O ateu médio julga-se mais inteligente porque depois de se virar para um crente com uma maça e o crente dizer que não é uma maça e o ateu provar que é uma maça sem sombra para duvidas o crente continua a dizer que não é uma maça porque num livro diz que não é --'

    ResponderExcluir
  4. Boas,

    Esquecime de dizer também que quando falei de pessoas com inteligência e conhecimentos acima da média estava a falar de toda a gente e não só de ateus =)

    Cumps,
    JustUnderMe

    ResponderExcluir