sábado, 19 de dezembro de 2009

O Desenvolvimento Moral Segundo Piaget

No aspecto moral, segundo Piaget, a criança passa por uma fase pré-moral, caracterizada pela anomia, coincidindo com o "egocentrismo" infantil e que vai até aproximadamente 4 ou 5 anos. Gradualmente, a criança vai entrando na fase da moral heterônoma e caminha gradualmente para a fase autônoma.

Piaget afirma que essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.

ANOMIA

HETERONOMIA

AUTONOMIA
A: negação
NOMIA: regra, lei
A lei, a regra vem do exterior, do outro
Capacidade de governar a si mesmo

Na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas.

Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.

Na moralidade heterônoma, os deveres são vistos como externos, impostos coercitivamente e não como obrigações elaboradas pela consciência. O Bem é visto como o cumprimento da ordem, o certo é a observância da regra que não pode ser transgredida nem relativizada por interpretações flexíveis. De certa forma, a intolerância da Igreja, por qualquer interpretação diferente da sua, referente ao Evangelho, manteve a humanidade na heteronomia moral. O bem e o certo estavam na Igreja, no Estado e não na consciência interior do indivíduo.

A responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo com as conseqüências objetivas das ações e não pelas intenções.

O indivíduo obedece as normas por medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina.

Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsável, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato.

O processo educativo deve conduzir a criança a sair de seu egocentrismo, natural nos primeiros anos, caracterizado pela anomia, e entrar gradualmente na heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual que é o objetivo final da educação moral.

Esse processo de descentração conduz do egocentrismo (natural na criança pequena) caracterizado pela anomia, à autonomia moral e intelectual.

As atividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo, embasado na afetividade, preservam do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para a autonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende a perpetuar a heteronomia.

Do egocentrismo inicial, a criança, gradualmente, vai "saindo" de si mesma, ampliando sua visão de mundo e percebendo que faz parte de um todo maior.

Gradualmente, aprende a cooperar, a respeitar e a amar o próximo.


Egocentrismo
>
>
>

Descentração



egoísmo - orgulho







cooperação - respeito - afeto

ANOMIA
>
HETERONOMIA
>
AUTONOMIA

O quadro abaixo relaciona as atitudes interiores e as fases morais:

ANOMIA
HETERONOMIA
AUTONOMIA
Bagunça
Devassidão
Libertinagem
Dissolução
Medo
Autoritarismo
Imposição
Castigo
Prêmio
Respeito unilateral
Autocracia
Tirania
Cooperação
Amor
Respeito mútuo
Afetividade
Livre-arbítrio
Democracia
Reciprocidade
Lei Causa e Efeito

Fonte: http://www.pedagogiaespirita.org/escola_virtual/pedagogia/piaget/moral.htm

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  2. Obrigado pelo comentário Adam, espero que entenda, o moderei por citar nomes de leitores que poderiam se ofender.

    Mas realmente, é uma pena que alguns leitores não sejam capazes de compreender uma questão tão simples como a que é apresentada por Piaget.

    []'s

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  3. Despindo Mitos,
    Qual é a aplicação que permite pôr os últimos comentários de lado, como fizeste aqui no teu blog?

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  4. Mats, tentei descobrir como fiz isso mas não consegui. Lembro que tentei umas 3 ou 4 alternativas.

    Uma que me lembro, e que é a mais simples, é mandar adicionar um novo widget na página de edição do Layout do blog e buscar por "Recent Comments". Não é a mesma solução que usei mas funciona.

    Encontrei uma outra alternativa no Google, mas não funciona muito bem. Se procurar um pouco mais você encontra a que usei. Lembro que tem a ver com adicionar um widget de Feed e depois fazer algumas alterações direto na template.

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  5. Tenteifazer o código que enviaste antes, mas não consegui.

    É pena que a blogspot não tenha essa funcionalidade mais acessível.

    Mas obrigado à mesma.

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  6. Aquele que coloquei antes não funciona mesmo. Por isso removi. Testei ele aqui também.

    Tente dessa forma que passei agora, pois essa sim é nativa do blogspot. É só procurar por "Recent Comments" na janela "Adicionar um Gadget".

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