terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Religião: Um mal necessário?

Normalmente dentre ateus há consenso sobre a maioria das questões que envolvem religião. Isso não é algo premeditado, é apenas uma consequência do fato de os ateus seguirem uma mesma linha de raciocínio.

No entanto existem alguns pontos em que não há consenso, e um deles é quanto à utilidade da religião.

Alguns acreditam que as religiões só fazem mal ao ser humano, e usam como exemplo as inúmeras catástrofes atribuídas à religião, tais como as cruzadas, a caça às bruxas ou os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

Outros, ainda defendendo a mesma posição, citam como exemplo a alienação e o abuso infantil. Não é incomum ver famílias de baixa renda patrocinando a boa vida de pastores evangélicos, ou a presença e a participação forçada de crianças, ainda incapazes de entender o que estão fazendo, em cerimônias religiosas.

Já um outro grupo defende que apesar de todos esses males a religião seria uma espécie de mal necessário, atuando como regulador social.

Aquela brincadeira que diz que crente é sempre ex-alguma coisa, ex-drogado, ex-assaltante, ex-presidiário tem um fundo de verdade. Eu mesmo já vi alguns casos de viciados que procuraram uma igreja evangélica e através dela se livraram do vício. Para essas pessoas, sem dúvida a religião foi um caminho melhor do que aquele que trilhavam anteriormente, por mais que ainda não seja tão bom quanto os religiosos afirmam ser.

Além disso, é comum vermos crentes afirmarem que ateus não tem escrúpulos, uma vez que não acreditam que um dia prestarão contas a Deus, deixando a entender que se não fosse por Deus, eles também não teriam porque ter escrúpulos.

Não acredito que isso seja verdade, até porque sou ateu e tenho escrúpulos. Mas acredito que nossos valores morais e éticos vêm da nossa experiência de vida, e não das palavras de um pastor. Acredito que ainda que não tivéssemos religiões, seguiríamos valores éticos e morais semelhantes aos que seguimos hoje. Talvez até melhores, já que acabaríamos com uma das maiores fontes de discriminação existentes.

Acredito que estamos caminhando para um futuro em que o ser humano será cada vez mais esclarecido e cada vez mais independente da religião.
Isso não implica que eu imagine que um dia ela irá acabar, mas acredito sim que seria possível um mundo melhor sem religião. Para mim, religião não é mais um mal necessário.

E para você? A religião é um mal necessário?

4 comentários:

  1. Boas,

    A religião não me parece um mal necessário, ela faz mal hoje em dia mas não quer dizer que não possa ser melhorada.

    Quem quiser ser crente que o seja e viva a sua vida feliz mas que o mantenha para si mesmo.

    Se queres acreditar num Deus então acredita mas deixa os outros em paz, deixa as crianças em paz e fica tudo bem.

    Agora os ateus não tem escrupulos porque não seguem um Deus? xD

    AS morais e leis "de Deus" foram escritas e feitas pelos Homens. Se nós somos Homens então pode-mos seguir essas morais e leis Humanas.

    Ouço muito essa história de que os ateus não tem moralidade porque não seguem Deus. Mas ai é que está as leis morais foram escritas por Homens como eu e tu por isso acho que conseguimos ser moraiscom ou sem Deus

    Cumps,
    JustUnderMe @ www.maisciencia.com

    ResponderExcluir
  2. Se precisasse de um Deus para ter escrúpulos seria um lixo insuportável para mim mesmo.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas ainda não estão preparadas para viver sem um Deus. Muitos vivem sem religião mas não sem um Deus. A religião não é mais necessária, mas Deus ainda é.

    ResponderExcluir
  4. se Tivéssemos Mais Educação Acesso Ao Conhecimento Não Teria Mais deus Nem Religião Somente pessoas Conscientes Em Que é Certo Ou Errado.

    ResponderExcluir