terça-feira, 2 de março de 2010

Pede 'bença' pro seu tio 'mininu'.

Quantas vezes eu não levei esse puxão de orelha quando criança? E sempre me neguei. Sempre levando mais bronca por isso.

Pra começar, eu não entendia o que significava pedir a tal 'bença'. Quando mais velho fui notar que se tratava de pedir a benção divina ao tio, ou tia. Mas ainda assim eu não compreendia por que raios eu deveria pedir tal benção aos meus tios. Eu notava, claro, que tal gesto se tratava de um cumprimento, um sinal de respeito, mas isso só reforçava a minha dúvida. Por que não dizer apenas um 'Oi, Tudo bem? Como tem passado?'

Na verdade, quando criança, eu era absurdamente tímido, e não compreender a natureza de tal gesto me deixava ainda mais acanhado. Me sentia meio idiota, fazendo algo sem propósito, sem sentido. Até hoje eu nem mesmo chamo os meus tios de tios. Os trato pelos nomes, e acho que há alguma relação nisso. Estranho isso, mas sempre fui assim.

Ironia depois de tanto tempo me negando a pedir a tal "bença" aos meus tios, quando maduro, eu acabar me tornando ateu.

É aquela questão: Todos nascemos ateus, e somos então convencidos, induzidos, ou até forçados, a seguir um determinado conjunto de mitos, rotulados como religião. Eu, de certa forma, nasci com uma maior resistência intelectual a tais assédios, e me sinto muito orgulhoso por isso.

3 comentários:

  1. Feliz Aniversário DM!
    Que deus ilumine seu caminho e traga tudo de bom na sua vida!!!


    Fabenrik
    ateu e atoa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fabenrik!

    Que Alá o proteja também

    ResponderExcluir
  3. ainda peço "bença" ao meu pai por questão de costume...

    Um dia ele fico pé da vida depois deu ter dito, pra ele me abeçoa inves de dizer Deus o abençoa.

    Melhor não discutir como velho.

    ResponderExcluir