sábado, 26 de setembro de 2009

O que os ateus têm contra Deus?

Essa pergunta já deve ter passado pela cabeça de muitos teístas. E a resposta depende muito da definição dada a esse deus.

Neste post me atenho a Deus, o deus cristão, mas não é difícil estender minha posição para que se aplique a quaisquer divindades.

Normalmente o teísta não para para pensar e dar uma definição estrita ao que venha a ser Deus, ele simplesmente crê naquele ser, conforme ele vai sendo pintado pela sociedade. No entanto, para nós ateus, que estamos isentos de influências religiosas, definir Deus se mostra bastante necessário.

Como ateus, não cremos na existência, para além da imaginação daqueles que creem, de qualquer divindade. E dada a nossa posição isenta, não temos problemas em incluir demônios e alguns outros seres supostamente advindos de além-mundos na nossa definição de divindade. Portanto, não seria correto dizer que não cremos em Deus, mas adoramos ao Diabo, como muito se fala dentre alguns grupos teístas. Para nós ateus, Deus e o Diabo são ambos divindades, antagônicas, mas ainda assim pertencentes ao mesmo grupo.

A definição de Diabo dentre as religiões cristãs não varia muito. Basicamente é dito ser um anjo revoltoso que por desafiar Deus foi banido do paraíso, fundou o inferno e hoje vive de torturar eternamente as almas daqueles por Deus rejeitados, além é claro de influenciar negativamente o comportamento dos vivos. Sei que tal definição não é oficial, e deve variar de igreja pra igreja, mas de modo geral, não passa longe disso.

Já quanto a Deus, como digo no meu perfil aqui do blog, tive uma extensa formação católica, onde me foi ensinado que Deus seria um ser bondoso e piedoso. No entanto ouvi muito daqueles que me cercavam que tal Deus um dia julgaria a todos nós, e condenaria muitos a uma pena eterna, não importando o tamanho de seu erro. Ou se seria gratificado com a maior das dádivas, a entrada no Paraíso, ou se seria condenado à maior das punições, o tormento eterno no Inferno. Isso nunca me soou muito justo para um ser dito tão bondoso e piedoso.

Vez ou outra me falavam também da existência de um meio termo, um tal de Purgatório, ainda mais mal definido que o Paraíso e o Inferno, mas que daria àqueles cujos erros não foram assim tão graves, uma chance de se redimir, ou algo do tipo. Isso já me soava melhor, já que eu me considerava merecedor do Paraíso mas sentia pena daqueles que não o mereciam mas ainda assim não precisavam sofrer eternamente por isso.

Apesar da dúvida quanto à existência ou não do Purgatório, o Deus acima me parecia agradável, já que eu não me via dentre os condenados. Porém conforme fui amadurecendo, percebi que ainda assim uma condenação eterna, não seria justa a ninguém. Para mim, o justo aos condenados seria uma 'pós-vida' regada a privações, conforme a gravidade de seus erros, mas acompanhada de um curso de reciclagem, o qual prepararia os pecadores para serem aceitos no paraíso, pondo fim ao seu tormento assim que se mostrassem merecedores. Infelizmente nenhuma religião cristã, ou de qualquer outro segmento que eu conheça, emprega tal processo penal.

Isto seria algo que eu teria contra Deus se acreditasse que ele existe: o seu caráter não tão justo e piedoso como inicialmente me pintaram.

Mas esse foi o melhor Deus que me apresentaram. O pior infelizmente tem ganhado cada vez mais terreno.

O outro Deus cristão, que cada vez mais é defendido pelos teístas, em especial os evangélicos, seria um Deus guerreiro, impiedoso, cruel, invejoso e ditador, conforme apresentado no Velho Testamento,  mas que seria infinitamente amável e justo com aqueles que o seguissem como seu único senhor*, numa relação literalmente servil, se não escravagista, onde aqueles que não se submetessem, sendo bons ou maus, justos ou injustos, seriam cruelmente torturados, por toda a eternidade.

Bom, esse Deus eu realmente não quero pra mim.

* Isso hoje, porque pelo que me consta, quando Ele deu as caras, só lhe interessava salvar o chamado povo escolhido, os Hebreus, descendo o cacete nos inimigos de tal povo.

10 comentários:

  1. A religião mais próxima desse conceito de "ressocialização" da alma é o espiritismo, em minha opinião.
    Apenas esclarecendo, sou ateu, não espírita, mas se todas as religiões fossem como o espiritismo, que não é intolerante com os outros credos, geralmente não esfaqueia o bolso do praticante e é extremamente orientado para o liberalismo, teríamos um mundo melhor.

    As pessoas, obviamente, tem o direito de acreditar no que bem quiserem, mas charlatões de saias não tem o direito de arrancar seu dinheiro e sua liberdade.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou ateu, mas se fosse "obrigado" a escolher algum "clube", escolheria o do espiritismo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a religião espírita é a mais bem formulada. Provavelmente por ter surgido a pouco tempo, se comparada às outras. Já estava pensando em escrever um post sobre isso futuramente.

    ResponderExcluir
  4. Tal como é normal, quando o homem rejeita Deus, volta-se para o paganismo.
    "Despindo Mitos", tu usas a tua moralidade para julgares aquilo que tu achas que Deus deveria ou não fazer. Quem é que decidiu que o que tu qualificas de "bom" e "mau" o é de facto?
    Por exemplo, tu não concordas com a doutrina do inferno. TU achas que Um Deus "Bondoso" não enviaria pessoas para o inferno.

    O que é que te faz pensar assim?

    ResponderExcluir
  5. Por que considero a doutrina do Inferno injusta já está ai no texto.

    E o que me faz pensar assim são os meus valores éticos.

    Felizmente, como a maioria dos ateus, tenho autonomia para decidir o que considerar bom ou mau.

    E como sei que muitos teístas tem dificuldade em entender que não precisamos de heteronomia, podendo formar valores éticos autonomamente, dedicarei uma post inteiramente a isso futuramente. Aguarde.

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao seu comentário em relação ao paganismo, se engana Mats. Nós três somos ateus, apenas dissemos que o espiritismo não é tão furado quanto o cristianismo. E como eu disse, escreverei um post em breve exatamente sobre o espiritismo, onde tentarei mostrar sua história, seus acertos, e principalmente seus furos.

    Além disso, para judeus ou islâmicos por exemplo, quem é pagão é você. Já pensou nisso?

    ResponderExcluir
  7. E o que me faz pensar assim são os meus valores éticos.

    Mas os teus valores éticos são relevantes para ti. O que é que te leva a pensar que a Bíblia deve obedecer àquilo que tu consideras ser ético?
    Se Deus não existe, todos os valores éticos são igualmente válidos, inclusivé os da Bíblia. Porque é que achas que os teus valores éticos são suficientemente bons para julgar os comportamentos alheios?

    Felizmente, como a maioria dos ateus, tenho autonomia para decidir o que considerar bom ou mau.

    Pois tens, mas o que é que faz daquilo que consideras de "bom" verdadeiramente "bom"?
    E como sei que muitos teístas tem dificuldade em entender que não precisamos de heteronomia, podendo formar valores éticos autonomamente, dedicarei uma post inteiramente a isso futuramente. Aguarde.

    Sim, podes formar valores éticos autonomamente. Mas também assim o pôde Hitler, o ateu Stalin, o ateu Pol Pot, o ateu Mao Tse Tung, e muitos outros ateus comunistas. Qual dos variados comportamentos éticos devêmos usar como régua de medir?

    Além disso, para judeus ou islâmicos por exemplo, quem é pagão é você. Já pensou nisso?

    De acordo com a Bíblia Hebraica, os cristãos não são pagãos. Em relação aos muçulmanos, acho que quem segue os rituais pagãos pré-islâmicos não pode chamar os outros de pagãos. Portanto, aquilo que tu disseste é falsificado devido as evidências.
    Repito o que eu disse: quando o homem abandona a Revelação de Deus, ele invariavelmente começa a ver com bons olhos o paganismo, a adoração da natureza, o animismo e a crença no evolucionismo.
    Muitas tribos mundiais acreditam que o homem veio de um animal. O que distingue essas tribos dos evolucionistas modernos é apenas o animal de quem eles pensam que nós viémos.

    ResponderExcluir
  8. Em todo grupo social há pessoas boas e pessoas más. Isso não exclui os ateus, assim como não exclui os cristãos.

    Quer que eu cite teístas que cometeram atrocidades tão grandes quanto as cometidas pelos ateus que você citou?

    A religião em nada influencia o caráter de uma pessoal. No máximo o inibe, ou o aflora.

    Veja por exemplo os casos em que caminhões tombam em estradas e são saqueados. Tal saque é criminoso e desonesto com o dono da carga, no entanto não é necessário nenhuma pesquisa para saber que dentre os saqueadores, a maioria são teístas.

    Há ainda o caso das populações carcerárias, que em sua imensa maioria são teístas, especialmente cristãos, no caso do Brasil.

    Aguarde Mats, é exatamente pensando em opiniões como a sua, e respondendo a dúvidas como as suas, que escreverei o post que tratará do tema Ética e Religião.

    Sobre o Paganismo: Para nós ateus, Mats, vocês cristãos e aqueles que vocês nominam pagãos, são tudo 'farinha do mesmo saco'. Não privilegiamos ninguém.

    ResponderExcluir
  9. E ae cara, beleza?

    Te indico um ótimo livro:
    Simplesmente cristão, de N. T. Wright


    Depois, se quiser, coloque a definição do que ele escreveu no livro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Sr. Despindo mitos vou aguardar ansiosamente seu post sobre ética e religião.

    ResponderExcluir