domingo, 4 de outubro de 2009

Partindo do Deísmo

Durante a minha transição do cristianismo ao ateísmo, passei por um breve período como deísta.

Naquela época eu ainda não conseguia enxergar que Deus não passava de um mito, embora enxergasse bem as inconsistências da religião.

Durante meus últimos meses como teísta, como todo teísta sincero, conversava com Deus, mas cada vez mais percebia que não havia ninguém ouvindo meus pensamentos, ou se ouvia, os ignorava, e como naquela época eu era um teísta sincero, e uma boa pessoa, não via motivo algum para ser ignorado por Deus, o que me levou a concluir que se Deus de fato existia, não era capaz de me ouvir, ou de intervir em minha vida. Foi então que comecei a considerar a posição deísta, que naquela época eu nem sabia que tinha tal nomenclatura.

Passei a considerar que Deus havia criado o universo, programado as leis da física que regem toda a natureza, e então ou deixara de existir, ou não era mais capaz de intervir em nosso mundo.

Essa posição me deixou muito confortável, já que eu não ignorava a existência de Deus, o que na época eu não via com bons olhos, como todo bom teísta, e ainda me sentia livre para ignorar os absurdos pregados pelas religiões, podendo endossar a ciência sem confrontá-la com a religião.

Tal endosso é muito simples de se promover, e acho que deveria ser o caminho adotado por toda religião que quer coexistir dignamente com a ciência.

Assume-se que Deus criou a singularidade inicial, um aglomerado de energia/matéria, seja como for, dotado de características físicas tais que em um dado momento explodiu dando origem a todo o universo, n0 processo denominado por nossa ciência como Big Bang.

A partir daí, naturalmente, ou seja, através das interações entre as características físicas de cada átomo, molécula ou quaisquer outras estruturas formadas a partir do Big Bang, programado por Deus, a Terra adquiriu as condições necessárias para o surgimento da vida, conforme supõe a ciência, seguida da evolução dos seres vivos, inicialmente meros aglomerados orgânicos, dotados de metabolismo simples, partindo para seres cada vez mais complexos, seguindo diferentes caminhos evolutivos, até chegar às espécies de sucesso que existem hoje. Um processo totalmente natural, sem nenhuma interferência divina, já que Deus encerrara sua participação ao criar a singularidade inicial, dotando-a das características necessárias para evoluir por conta própria.

Essa visão não só convive em harmonia com a ciência, como dirime qualquer discrepância existente entre as diversas religiões, descartando o seu lado mitológico, sem descartar a sua unidade fundamental, o criador, mantendo ainda o seu caráter sócio-regulador.

Pensem a respeito. Continuarei este tema no próximo post.

10 comentários:

  1. A teoria cosmológica atualmente mais aceita pela maioria dos pensadores é a teoria do "Big Bang". Incontáveis evidências da Astronomia e da Física levaram os cientistas a essa conclusão. Essa teoria não é suficiente para justificar ou não uma "intervenção divina" pois, infelizmente, ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas. Quando se pensa em uma "singularidade" (de onde surgiu o Big Bang) nosso pensamento lógico desmorona! Dizer que essa singularidade é "apenas" um "ponto quântico", sem que haja uma comprovação matemática, é tão verdadeiro quanto acreditar que é apenas a "luz" divina! Existe uma corrente de pensamento (faz parte dos Novos Gnósticos) que procura justificar a existência divina, considerando a singularidade como um "ponto quântico". Assim, com base na própria Física Quântica, existe uma Função de Onda que descreve esse ponto e que foi "colapsada" por um Observador (ou Deus). Com certeza uma idéia bastante racional, justificada mas, no meu entender, parte de uma falsa premissa, pois só a Fé (característica dos "crentes") é que nos leva a aceitar que uma singularidade é um "ponto quântico".
    Este comentário é apenas para mostrar que ainda há muito a conhecer, estudar, divagar, raciocinar...

    ResponderExcluir
  2. Precisamente...
    Aguarde o próximo post...
    Sairá no próximo domingo...

    ResponderExcluir
  3. Mesmo que acompanhássemos, hoje, o nascimento de um novo universo, ainda assim isson não nos garantiria que o nosso teria surgido da mesma forma. A origem do universo, se é que houve uma, é um ponto para sempre insondável. O melhor que se pode fazer é tentar encontrar alguma coisa que se pareça com uma resposta a essa questão; a pior, é inventar uma.

    ResponderExcluir
  4. A pergunta mais interessante a ser feita , talvez, não é se Deus existe, mas se ele existe mesmo, será que ele me ama?

    Aconselho esses textos:

    http://fefilosofica.blogspot.com/2009/10/quem-e-deus.html

    http://fefilosofica.blogspot.com/2009/09/deus-se-importa.html

    ResponderExcluir
  5. Minha resposta lá no blog do Patrike:

    Deus é tão romântico quanto o namorado que aponta um 38 pra cabeça da namorada virgem e diz suavemente:

    -- Ou transa comigo agora, ou eu explodo a sua cabeça...

    Não é à toa que a mocinha aí na "head" do seu blog aparece em primeiro plano: a sua fantasia suplanta a sua razão.

    ResponderExcluir
  6. Sr.despinto mitos quero fazer uma pergunta.
    O Sr. vai por o Carl Sagan em video aqui?
    Se for estou ansioso pra ver.

    ResponderExcluir
  7. Adamantdog, já está na barra lateral do blog, que normalmente fica na direita do post. Abaixo da lista de blogs que acompanho.

    ResponderExcluir
  8. Deus existe e esta em toda parte so creio em Deus que ele é o arkteto do universo acredito na ciencia de Deus e dos homes e dos extraterrestres dos deuses e dos anjos so Deus esta asima de todas as coisas Deus e quem da a verdadeira sabedoria e iteligencia a o homem e todos os seres do universo so Deus tem o poder de teletransporta os homems para outros universos a ciencia dos HOMEMS não conpeti com a de Deus!!!! eles so querem imitar a dEUS MAS SÃO TÃO MESQUINHO E LIMITADOS dEUS E ILIMITADO ORKUT: PLNETA_SEGREDO@HOTMAIL.COM/BIG*BANG/ eterna gratidão as que mi amam obigado obrigado obrigado meu Deus pela oportunidade ate logo breve (eu sou Deista)

    ResponderExcluir
  9. Seja bem vindo Marcio. Mas pra mim sua declaração não condiz com um pensamento Deísta. Está mais para teísta mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Deus existe e é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração.
    Dizer que Deus é infinito é tomar o atributo de uma coisa por ela própria, é definir uma coisa que não é conhecida por uma outra igualmente desconhecida.O homem não pode definir Deus por inteiro por que isto é algo que está acima da sua capacidade de pensar pois a capacidade humana tem limite.Um axioma aplicado na ciencia é o de que não há efeito sem causa.Para acreditar em Deus, basta ao homem lançar os olhos sobre as obras da criação. O universo existe, portanto ele tem uma causa.
    Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa e admitir que o nada pôde fazer alguma coisa.Alem disso é absurda e ignorante a opinião que atribui a formação primária a uma combinação acidental e imprevista da matéria, ou seja, ao acaso.Que homem de bom senso pode conceber o acaso como um ser inteligente? E, além de tudo, o que é o acaso? Nada.A harmonia que regula as atividades do universo revela combinações e objetivos determinados e, por isso mesmo, um poder inteligente.
    Atribuir a formação primária ao acaso seria um contra-senso, porque o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente não seria mais um acaso.
    Pura hipocrisia alguem dizer que nao cre em Deus mas ficar discutindo sua existencia se Deus nao existisse ninguem estaria aqui discutindo sobre Ele e apresentando teses de lá e de cá.
    O senhores tem que perceber o quão mediocre é a mente humana e que sua inteligencia não explica e nunca explicará Deus.

    ResponderExcluir